Livros de Fantasia
Ir para o Índice

domingo, julho 24, 2005

The Amber Spyglass / O Telescópio de Âmbar - Crítica


THE AMBER SPYGLASS
O TELESCÓPIO DE ÂMBAR

Trilogia: His Dark Materials / Mundos Paralelos
Autor: Philip Pullman

Comprar em Inglês
Comprar em Português

AVISO: Pode conter spoilers (revelações que poderão "estragar" as surpresas da história) em relação ao primeiro e ao segundo livro da trilogia Mundos Paralelos (Os Reinos do Norte e A Torre dos Anjos)

Sinopse: O Telescópio de Âmbar encerra a famosa trilogia de Philip Pullman, Mundos Paralelos. Pullman criou um mundo fabuloso, prodigiosamente imaginado, repleto de maravilhas e monstros, de excitação e suspense, de personagens memoráveis e de um enredo surpreendente, em que o autor explora as questões que mais nos inquietam – o poder do amor, a morte, a evolução e Deus. Um universo que colhe referências em Nietzsche, Milton e Blake, mas que se torna acessível a leitores de variadíssimas idades de uma forma estimulante, desafiadora e original. Prepare-se para o grandioso desenlace desta aventura, já traduzida em mais de 20 países em todo o mundo.

Sinopse pela Editorial Presença

Crítica: O último livro da trilogia His Dark Materials (ou Mundos Paralelos) é certamente o melhor dos três livros. Até se pode dizer que os dois primeiros livros existem para dar background a este último (embora sejam os dois interessantes). Depois de sermos apresentados com as personagens principais da história (Lyra e Will, assim como a Drª Malone, Lord Asriel, a Srª Coulter, Iorek Byrnison...), os vários acontecimentos que estão a decorrer entre os vários mundos e uma arma curiosa, a Faca Subtil, somos presenteados neste livro com a explicação de muitas questões, com novas aventuras ( e com o verdadeiro desenlace dos acontecimentos) e com um final memorável. Sem querer revelar nada de importante da história, fiquem a saber que este livro é o que torna a trilogia especial, de indispensável leitura e memorável.
Esta trilogia é um novo tipo de fantasia, misturada com filosofia, ciência, ficção científica, teologia, etc. , indispensável em qualquer prateleira.

1 Comments:

  • Sem dúvida o melhor dos três. O autor consegue criar um enredo absolutamente fantástico aliado à complexidade de cada personagem. Nesta trilogia não nos deparamos com o herói típico mas sim com personagens com falhas mas muito bem construídas e pensadas.

    Sem dúvida são 3 livros muito bons, não são os melhores livros de fantasia que já li mas aproximam-se bastante desse patamar.

    By Blogger ThUnDDeR, at 2:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home