Livros de Fantasia
Ir para o Índice

domingo, julho 17, 2005

Apresentação de "His Dark Materials" de Philip Pullman

His Dark Materials ou Mundos Paralelos (como foi chamado em Portugal) é uma trilogia que mistura fantasia com ficção científica.

Estes são livros que, à semelhança de Harry Potter, tanto agradarão a um público mais jovem como ao mais velhos. Em Portugal, originalmente publicados na colecção Estrela do Mar da Editorial Presença (uma colecção dedicada ao público infantil), foram posteriormente posicionados noutra colecção, a colecção Via Láctea, dedicada à Literatura Fantástica para uma faixa etária superior.
Como já tinha dito mistura fantasia com ficção científica, assim como mistura de teologia, filosofia, ciência, suspense e romance que tornam esta trilogia inesquecível.

Tudo começa com Northern Lights (ou Os Reinos do Norte) em Oxford. Mas esperem, não estou a falar de Oxford no nosso mundo, mas sim Oxford do mundo de Lyra (uma orfã de 11 anos). Este mundo é muito semelhante ao nosso, mas possui uma grande diferença: cada ser humano possui um génio (ou daemon), normalmente do sexo oposto, e que está ligado ao seu ser humano, partilhando com ele as suas emoções.
Os génios possuem características como não poderem separar muito do dono (só alguns metros), antes da adolescência não possuem uma forma fixa (podem mudar de forma, assumindo a forma de um animal) e quando os seus seres humanos morrem estes também desaparecem.

Ficam aqui os 3 livros desta trilogia, que para mim se tornou um clássico dentro da Fantasia. Uma leitura recomendada a todos os que sejam fãs de fantasia ou ficção científica (as referências à física quântica, ciência e mundos paralelos, tornam-na também numa obra de ficção científica) ou que gostem de uma boa leitura.

Livros em Português publicados pela Editorial Presença

3 Comments:

  • bem adoro philip pulmam, ja li os tres livros dele e adorei agora estou noutra triologia tb do mesmo tipo de livros de fantasia.. o primeiro livro e Os tecedores de saramir.
    E estou a adorar imenso.

    By Anonymous maneta, at 1:31 da manhã  

  • sinceramente tenho de os "reler", li os com outros livros pelo meio e por isso perdi um bocado o sentido da história. para mim o primeiro foi o mais cativante com os ares do norte e dos ursos guerreiros

    By Anonymous Stabb, at 8:22 da tarde  

  • Em relação aos tecedores de saramir tenho de esperar pelo próximo. Neste momento tenho opiniões um pouco ambíguas que espero esclarecer com os prózimos volumes.

    By Blogger ThUnDDeR, at 2:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home