Livros de Fantasia
Ir para o Índice

segunda-feira, setembro 19, 2005

Regresso aguardado do jovem prodígio

O segundo livro do norte-americano Christopher Paolini, escritor revelação do ano passado na área da literatura fantástica, já está à venda em Portugal. "Eldest", título original que a editora portuguesa Gailivro decidiu manter, segue-se a "Eragon", o livro de estreia do autor que começou a escrever a obra com apenas 15 anos e que rivalizou com a série Harry Potter em número de vendas nos EUA. No nosso país, "Eragon", o primeiro tomo da denominada "Trilogia da herança", já vendeu cerca de 43 mil exemplares, estando na forja a quinta edição.

O lançamento de "Eldest" em Portugal realizou-se na passada sexta-feira à noite, na Mãe d'Água das Amoreiras, em Lisboa, num ambiente medieval, muito ao estilo do livro. Isto, num dia em que a editora adiantou que, ainda antes de chegar ao grande público, as expectativas em torno de "Eldest" são muito elevadas, na medida em que, dos 35 mil exemplares da primeira edição, foram já vendidos 28 mil. Dados que obrigaram a Gailivro a preparar uma segunda edição ainda antes dos livros chegarem às estantes das livrarias portuguesas.

Em "Eldest", Eragon, a figura principal da trilogia, sempre acompanhado pela sua fiel Saphira, um dragão-fêmea azul que Eragon encontrou quando era ainda um ovo, continua a sua senda na luta contra o Mal encarnado na sinistra personagem Galbatorix, o governante ditador do reino de Alagäesia.

Depois de o primeiro livro ter terminado com a vitória dos rebeldes Varden e dos anões sobre os horrendos Urgals liderados pelo espectro Durza, derrotado pelo próprio Eragon na sangrenta batalha de Farthen Dûr, "Eldest" transporta-nos de imediato para o mesmo local, onde se procede à impossível contagem dos mortos. Numa altura em que se pensava que seria dado um merecido descanso aos heróis, eis que Christopher Paolini fá-los sofrer um rude golpe. E isto ainda no primeiro capítulo.

Em "Eldest", Eragon terá de enfrentar muitas e novas emoções, agora que se encaminha para Ellesmera, a terra dos Elfos, onde irá aprofundar os poderes de Cavaleiro do Dragão. A acção não irá, no entanto, centrar-se unicamente no jovem herói, estando reservado um importante papel a Roran, primo de Eragon.

Quanto ao terceiro e último livro, os leitores de Paolini terão ainda de esperar um ano para o lerem. Christopher Paolini ainda não adiantou o nome, mas é sabido que na capa irá surgir um dragão verde. Recorde-se que o primeiro retratava um dragão azul, Saphira, e no segundo aparece um dragão vermelho.


"Eldest", segundo volume da "Trilogia da herança" é o novo 'best-seller' do escritor Christopher Paolini Tiragem inicial de 35 mil exemplares já praticamente esgotada

livro traz disco dos dazkarie

O novo livro de um dos mais promissores escritores da actualidade de literatura fantástica vem acompanhado, na edição nacional, por uma compilação da banda portuguesa Dazkarieh.

"Achámos que o público-alvo deverá gostar da música dos Dazkarieh, porque tem a ver com o livro, com a música do mundo e a música celta", explicou Carla Afonso, responsável pelo departamento de marketing da Gailivro, detentora dos direitos de Paolini em Portugal.

A compilação apresenta temas dos três álbuns do grupo, além dos inéditos "Senhora da Azenha" e "Meninas vamos à murta" e uma nova versão de "Rosa de Lava".

O autor está em digressão pelos Estados Unidos a promover o livro, seguindo em Outubro para a Europa, mas não estão previstas apresentações em Portugal.

em Jornal de Notícias